Sinobras energiza nova subestação que amplia as oportunidades de expansão operacional

Por Conexão Mineral 03/04/2024 - 19:15 hs
Foto: Sinobras
Sinobras energiza nova subestação que amplia as oportunidades de expansão operacional
Nova subestação elevou a capacidade de 65 MVA para 100 MVA

Para suportar seu processo de crescimento, a Sinobras, umas das empresas do Grupo Aço Cearense, localizada em Marabá (PA), realizou no final de março a energização da sua nova subestação, elevando sua capacidade de 65 MVA para 100 MVA, conectando-se na rede básica de 230 kV.

A nova subestação fortalece a base energética da siderúrgica e amplia as oportunidades de expansão operacional, proporcionando um aumento da capacidade de produção e promovendo uma resposta mais ágil às demandas do mercado.

Para garantir uma transição segura e eficiente, a energização das áreas da empresa será realizada por etapas, seguindo um cronograma cuidadosamente planejado. Esse processo estratégico garantirá a continuidade das operações enquanto as conexões são implementadas gradualmente.

“Esse investimento não apenas impulsiona nossa capacidade de produção e eficiência operacional, mas também disponibilizará 65 MVA de energia para o município de Marabá, possibilitando a instalação de novos empreendimentos. Estamos comprometidos em oferecer produtos de alta qualidade e sustentáveis. Com a nova Subestação, vamos alcançar nossos objetivos de crescimento e excelência”, afirmou Milton Lima, Diretor Industrial.

A Sinobras produz aços longos e tem capacidade instalada de 380 mil toneladas por ano. Atualmente, está em fase de conclusão das obras que vão mais que duplicar a sua capacidade de produção. Com um investimento de mais de R$ 920 milhões, o projeto compreende a instalação da Laminação 2, com capacidade de produção de 500 mil toneladas/ano de aço laminado em bobina e spooler, a  nova subestação e linha de transmissão de 230kV, que tem o objetivo de suprir as novas necessidades de cargas elétricas da produtora de aço e propiciar a utilização de energia da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, da qual é sócia como autoprodutora. 


Equipe da Sinobras